Venha escutar o que os nerds tem a dizer!

Raya e o Último Dragão estreia nos cinemas e no Disney+ com Premiere Acess

O longa de animação desse ano da Disney, Raya e o Último Dragão, finalmente chegou aos cinemas de todo o globo nesta sexta-feira (5), e com o Brasil não foi diferente. No entanto, com o advento da pandemia e atual fase vermelha em cidades como São Paulo e Goiás, o filme também foi disponibilizado no Disney+ com Premiere Acess. Isso quer dizer que, para assistir ao longa no streaming, é necessário pagar uma taxa adicional de R$ 69,90.

A trama é ambientada no Sudeste Asiático, região que abrange países como Indonésia, Vietnã, Camboja, Laos e Malásia. No entanto, na história, todas essas terras já fizeram parte do mundo antigo de Kumandra, onde dragões e humanos já viveram em paz e harmonia. Agora, Kumandra está fraturada entre diversas nações hostis entre si, e a magia dos dragões foi completamente perdida.

Benja, pai de Raya, é líder de Coração (todas as novas terras são divididas como partes do corpo de um dragão) e, certa vez, convida os chefes de outras regiões para uma grande reunião. Porém, por conta de sua hostilidade exagerada, os representantes acabam liberando uma força negativa ancestral muito poderosa, que transforma todos, incluindo Benja, em pedra. Anos mais tarde, a agora jovem Raya parte em busca de Sisu, o último dragão, que pode ser capaz de reverter o feitiço.

 

 

O longa é dirigido por Don Hall (Operação Big Hero, Moana) e Carlos López Estrada (Legion). O elenco de vozes original conta com Kelly Marie Tran (Star Wars: Os Últimos Jedi) como Raya, além de atores como Awkwafina (Oito Mulheres e Um Segredo), Gemma Chan (Capitã Marvel), Sandra Oh (Grey’s Anatomy) e Benedict Wong (Doutor Estranho).

Raya integra o núcleo das Princesas Disney, e é a segunda asiática a protagonizar um longa solo, atrás apenas de Mulan (1998). Além dessa responsabilidade, um dos maiores desafios enfrentados pela produção do desenho foi a pandemia, que obrigou a animação a ser quase que completamente feita por meio de home office. Em entrevista por videoconferência ao Estadão, a produtora Osnat Shurer (Moana) contou: “Em março do ano passado, justamente quando iríamos começar a fazer o filme de fato, fomos todos mandados para casa“.

Um ano depois, Raya e o Último Dragão está atualmente em cartaz nos cinemas e também disponível no Disney+ com Premiere Acess.