Venha escutar o que os nerds tem a dizer!

Biografia FalaNerd: A vida e obra do quadrinista Steve Ditko | Parte 1

Stephen J. Ditko, conhecido artisticamente como Steve Ditko, foi um dos maiores roteiristas e desenhistas do mundo dos quadrinhos, tendo co-criado personagens como Doutor Estranho e Homem-Aranha para a Marvel Comics e Capitão Átomo e Questão para a DC Comics. Nos parágrafos a seguir, saiba mais sobre um dos artistas mais influentes das HQs:

Stephen nasceu em Johnstown, na Pensilvânia, no dia 2 de novembro de 1927. Filho de Stephen Ditko, um talentoso mestre carpinteiro em uma usina siderúrgica, e da dona de casa Anna, o desenhista de descendência eslovaca foi o segundo filho mais velho da família, precedido por Anna Marie e seguido por Elizabeth e Patrick. Sua porta de entrada no mundo dos quadrinhos foi a paixão do pai pelas histórias do personagem Príncipe Valente, de Hal Foster, publicadas em jornais. No entanto, seu verdadeiro interesse surgiu a partir da introdução do super-herói Batman, em 1940, e de The Spirit, herói e investigador criado pelo renomado cartunista Will Eisner.

Junto de seu grupo de estudantes na escola secundária, Ditko criou diversos modelos de madeira de aviões alemães para auxiliar aeronaves civis da Segunda Guerra Mundial. Ele se alistou ao exército americano em 26 de outubro de 1945 e serviu na Alemanha do pós-guerra, desenhando quadrinhos para um jornal do exército.

Em 1950, se mudou para Nova York e fez matrícula na Cartoonist and Illustrators School, após descobrir que seu ídolo Jerry Robinson, artista do Batman, dava aulas lá. Robinson costumava chamar desenhistas e editores para falar com sua classe e, em determinada ocasião, o convidado foi o editor da Atlas Comics (atual Marvel Comics) Stan Lee. Esse seria o primeiro contato de Lee com os trabalhos de Ditko. Seu primeiro trabalho publicado foi o “Paper Romance” de seis páginas intitulado Darin Love #1, em outubro de 1953, pela revista Key Gillmor Magazine. Em 1954, fez parceria com a Charlton Comics, ilustrando a capa de The Thing #12 e publicando “Cinderella” uma história de vampiros de 8 páginas. No mesmo ano, precisou se afastar dos quadrinhos e voltar à casa dos pais para cuidar de sua tuberculose.

A Era de Ouro

Recuperado, voltou para Nova York em 1955 e começou a trabalhar na Atlas Comics, desenhando títulos como Journey Into Mistery, Strange Tales, Tales of Suspense e Amazing Adventures, a maioria com roteiros de Stan Lee. Após a Atlas mudar de nome e se tornar Marvel, o sucesso da dupla Lee e Ditko fez com que a publicação Amazing Adventures se tornasse Amazing Adult Fantasy, revista oficial dos dois e que ficou conhecida como “aquela que respeita a sua inteligência”.

Saiba mais sobre a ascensão de Ditko no mundo dos quadrinhos de super-heróis no próximo post.