Venha escutar o que os nerds tem a dizer!

Indiana Jones 5 já tem data de lançamento marcada

Durante o Investor Day da Disney em dezembro, Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm, confirmou o lançamento de um quinto longa da franquia Indiana Jones. O filme, previsto para encerrar de vez a jornada de Indy, contará com Harrison Ford (Blade Runner, Star Wars) de volta ao papel principal.

Ainda no decorrer do evento, foi divulgado que James Mangold, do indicado ao Oscar em 2020 Ford vs Ferrari, assumirá a direção, antes ocupada por Steven Spielberg. Atualmente em fase de pré-produção, Indiana Jones 5 está previsto para julho de 2022 nos cinemas.

Histórico

 

Indiana Jones é uma franquia de mídia americana, criada por George Lucas (Star Wars) e dirigida por Steven Spielberg (Jurassic Park). No primeiro filme, intitulado Os Caçadores da Arca Perdida (1981), em meados de 1936 o arqueólogo Indiana Jones deve encontrar a preciosa Arca da Aliança, uma antiga relíquia bíblica que contém os dez mandamentos. No entanto, Indy terá que lidar com nazistas que também pretendem adquirir o tal artefato, já que o portador consegue se tornar invencível.

O longa foi o maior sucesso de bilheteria no ano em que foi lançado, e até hoje é considerado um dos vinte filmes com maiores bilheterias da história do cinema (com ajuste de inflação). Além disso, a produção foi muito bem recebida pela crítica, sendo indicada a nove categorias do Oscar e vencendo em cinco delas, incluindo Melhores Efeitos Visuais.

Em 1984, é lançado Indiana Jones e o Templo da Perdição, ambientado em 1935, um ano antes do filme anterior, que dessa vez acompanha o arqueólogo aventureiro em uma missão para resgatar uma pedra mística roubada por um maligno feiticeiro na Índia. Lá, ele encontra um antigo palácio cujas catacumbas escondem uma mina onde crianças são escravizadas e cultos de sacrifício humano são realizados.

 

O terceiro filme, Indiana Jones e a Última Cruzada (1989), segue os eventos do primeiro filme, agora em 1938, e narra a busca de Indy pelo Santo Graal, o cálice que Jesus teria usado na Última Ceia. No entanto, antes de iniciar a procura, ele recebe a notícia de que seu pai, o professor Henry Jones (Sean Connery), foi sequestrado por nazistas e precisa ser resgatado.

Em 2008, é lançado Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal. Situado vinte anos após o anterior, em 1958 Indy e o jovem Mutt Williams (Shia LaBeouf) partem para encontrar a Caveira de Cristal, objeto de enorme valor. No entanto, em meio a Guerra Fria, os soviéticos liderados pela cruel agente Irina Spalko (Cate Blanchett) também pretendem conquistar o místico artefato.

A franquia foi expandida para a série de TV O Jovem Indiana Jones, exibida entre 1992 e 1993, além de diversos livros, jogos eletrônicos e até quadrinhos da Marvel Comics. Desde 2012, os direitos de produção da saga pertencem à Disney. Os quatro longas citados estão atualmente disponíveis no catálogo da Netflix.