Conforme publicado pelo jornal O Globo e posteriormente confirmado pela TV Globo, o ator, dublador, comediante e radialista Orlando Drummond faleceu aos 101 anos na última terça-feira (28) em decorrência de uma falência múltipla de órgãos. Entre abril e maio, Drummond esteve internado no Hospital Quinta D’Or, no Rio de Janeiro, para tratar uma infecção urinária.
Nascido em 1919 no bairro de Todos os Santos, norte do Rio, Orlando fazia parte de uma família composta por nove irmãos. Como contrarregra da rádio Tupi, iniciou sua carreira em 1942, onde conheceu o diretor de teatro Paulo Gracindo que, ao perceber seu potencial, o ajudou a tornar-se radioator e dublador.
Em sua carreira, deu voz a personagens como Scooby Doo em diversas animações, Popeye no desenho homônimo, Gargamel na animação dos Smurfs e Papai Smurf nos dois primeiros filmes em live-action, Puro Osso em As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy, o Vingador em Caverna do Dragão, Pacato/Gato Guerreiro em He-Man, Sr. Coelho em A Mansão Foster para Amigos Imaginários, Corujão em Ursinho Pooh, entre diversos outros.
Na televisão, deu vida ao icônico personagem Seu Peru, que participava do programa de Chico Anysio e posteriormente integrou o elenco original da Escolinha do Professor Raimundo. A recente versão da Escolinha foi palco da última participação de Drummond em frente às câmeras, em 2019.
Ele deixa a esposa, Glória Drummond, com quem era casado desde 1951, 2 filhos, 5 netos – sendo 3 deles (Felipe, Eduardo e Alexandre) também dubladores – e 3 bisnetos, além de uma legião de fãs e um legado eterno na dublagem nacional.
Outras notas
ZAG Play faz parceria com a PLAYMOBIL® para linha global de brinquedos Miraculous™ para ser lançada em 2024
Morfador quebrado – Confirmado a morte de Jason David Frank
Keanu Reeves confirmado na CCXP22