Venha escutar o que os nerds tem a dizer!

Reboot de Superman nos cinemas terá produção de J.J. Abrams

O site de notícias americano Deadline divulgou que o principal personagem da DC Comics, o Superman, ganhará um reboot nos cinemas. Além disso, Ta-Nehisi Coates, jornalista e autor de diversos livros e quadrinhos (como recentes e premiadas fases dos heróis Pantera Negra e Capitão América) será o responsável pelos roteiros do novo filme.

O site anunciou ainda que J.J. Abrams será produtor do projeto. Abrams é escritor, produtor e diretor, tendo em seu currículo trabalhos como o seriado Lost e as recentes reformulações de Star Wars e Star Trek nos cinemas. Não foi confirmado se Henry Cavill, que interpretou o herói nos últimos filme da DC, voltará ao papel.

Primeiras aparições no cinema

 

 

O Superman já teve diversas adaptações para o cinema. Ele estreou nas telonas em 1941, em uma série de curtas-metragens animados, que evoluíram para dois seriados em 1948 e 1950. No ano de 1951, chegou aos cinemas Superman and the Mole Men, o primeiro longa-metragem solo do herói, produzido pelo estúdio independente Lippert Pictures. No filme, Clark Kent foi interpretado por George Reeves (…E o Vento Levou).

Já em 1974, os produtores Pierre Spengler, Alexander e Illya Salkind adquiriram os direitos de distribuição do personagem. Após diversos roteiros, Richard Donner (Máquina Mortífera) foi contratado como diretor para uma série de filmes protagonizada por Christopher Reeve (Em Algum Lugar do Passado), iniciada com Superman (1978).

No entanto, durante a produção de Superman II (1980), Donner se desligou do longa alegando problemas de discordâncias internas. O filme foi finalizado por Richard Lester, que também dirigiu Superman III (1983). Após o terceiro filme, os produtores originais acabaram vendendo os direitos para a Cannon Films, que produziu o criticado Superman IV: Em Busca da Paz (1987), que ainda contava com Reeve no papel principal.

A (atual) fase Warner

 

Após adquirir os direitos de produção em 1993, por mais de uma década a Warner Bros. tentou desenvolver um projeto do último filho de Krypton. Entre os cancelados, estão Superman Lives (de Tim Burton, que comandou os dois primeiros longas do Batman), Batman vs. Superman (de Wolfgang Petersen, diretor de Tróia) e Superman: Flyby (de J.J. Abrams que, curiosamente, será o produtor do novo filme).

Somente em 2006 é que foi lançado Superman: O Retorno, protagonizado por Brandon Routh (Scott Pilgrim Contra o Mundo) e com a direção de Bryan Singer, que havia feito sucesso com os dois primeiros longas dos X-Men. No entanto, a obra foi duramente criticada pelos fãs e um fracasso de bilheterias, o que fez a Warner optar por não continuar a franquia.

Após o sucesso da trilogia do Cavaleiro das Trevas dirigida por Christopher Nolan, o diretor se juntou como produtor-executivo de O Homem de Aço (2013), filme que foi comandado por Zack Snyder (Watchmen, 300) e protagonizado por Henry Cavill (The Witcher). A parceria de Snyder e Cavill persistiu ao longo dos filmes seguintes em que o herói apareceu, sendo estes Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016) e Liga da Justiça (2017).

O novo projeto ainda não possui ator ou data de estreia divulgada, mas novas informações devem ser divulgadas em breve.