Venha escutar o que os nerds tem a dizer!

Retrospectiva FalaNerd: Batman (1989), por Tim Burton | Parte 1

Atualmente, os super-heróis dominam a televisão, cinema e os streamings, com dois filmes dos Vingadores ocupando o top 5 de maiores bilheterias da história. No entanto, o sucesso desses personagens na sétima arte demorou para alcançar os números de hoje em dia.

Longas como X-Men (2000) e Homem-Aranha (2002), ajudaram a dar aos encapuzados uma cara mais madura. No entanto, mais de uma década antes dessas produções, um herói disfarçado de morcego teve de enfrentar uma batalha ainda maior, remando contra a sua versão caricata conhecida pelo público da época.

O longa Batman, lançado em 1989, contava com direção do consagrado cineasta Tim Burton (A Noiva-Cadáver, Edward Mãos de Tesoura) e foi o primeiro longa-metragem da série de filmes do personagem, produzido pela Warner Bros. Nos parágrafos seguintes, descubra mais detalhes da produção deste clássico que revolucionou o cinema de super-heróis:

Em outubro de 1979, os produtores Michael Uslan e Benjamin Melniker (dupla de A Lenda do Tesouro Perdido) compraram os direitos cinematográficos do cavaleiro das trevas. Uslan escreveu um roteiro intitulado Return Of The Batman, buscando uma versão mais sombria, que honrasse a premissa dos primeiros quadrinhos do personagem. No entanto, a Universal Pictures acabou recusando a proposta de roteiro.

Alguns anos depois, o grande sucesso das recém-lançadas minisséries em quadrinhos do Batman acendeu na Warner Bros. o interesse de uma adaptação cinematográfica, e chamou o diretor Tim Burton após o sucesso financeiro de seu longa As Grandes Aventuras de Pee-wee (1985).  Quem escreveu um novo esboço de roteiro de 30 páginas foi sua namorada na época, Julie Hickson (A Incrível Jornada II).

No entanto, Batman só foi receber o sinal verde para iniciar a pré-produção em abril de 1988, após o sucesso de Beetlejuice: Os Fantasmas Se Divertem (1988), também de Burton.

Os fãs, ao saberem que o diretor da adaptação seria ele, ficaram receosos sobre qual seria o tom que o diretor daria ao sombrio Batman. Isso porque as versões do personagem no meio audiovisual eram conhecidas por serem extremamente caricatas, como a série de 1966 estrelada por Adam West. Para tentar diminuir os comentários dos fãs, Bob Kane, co-criador do Batman, foi contratado como consultor criativo.

No próximo post, conheça mais detalhes sobre essa obra que mudou para sempre o cinema de quadrinhos.