Como comentamos no último post, muito antes dos super-heróis serem campeões de bilheterias, um caminho precisou ser pavimentado antes das produções envolvendo esses personagens passarem a ter as proporções épicas e orçamentos grandiosos.
Um dos pioneiros a investirem a utilizarem uma linguagem mais sombria (e um tanto gótica) foi o longa Batman, de 1989, que contava com direção de Tim Burton.
Em seu elenco, o filme trazia Michael Keaton (Birdman, Homem-Aranha: De Volta ao Lar) como Bruce Wayne/Batman, Jack Nicholson (O Iluminado, Um Estranho no Ninho) como Coringa, Kim Basinger (Los Angeles: Cidade Proibida) como Vicki Vale e Pat Hingle (A Marca da Forca) como Comissário Gordon.
Apesar de ter sua carreira marcada para sempre por conta do papel, Keaton não foi uma escolha certa desde o começo: outros atores também foram cotados para viver o homem-morcego. Um dos receios para contratar Keaton era por ele ser um típico ator de comédia, então havia dúvidas se ele conseguiria interpretar bem um papel mais sério.
Já Nicholson exigiu uma série de condições para poder interpretar o palhaço do crime, como um alto salário, uma parcela do lucro da bilheteria e um cronograma de filmagens próprio.
O filme teve influências de tom e temas vindas dos quadrinhos Batman: A Piada Mortal, de Alan Moore, e O Cavaleiro das Trevas 2, de Frank Miller. Uma das similaridades pode ser vista no modo como o Coringa é criado, após Batman deixá-lo cair em um tanque com ácidos e produtos químicos, transformando-o em um maníaco.
As filmagens do longa ocorreram no Pinewood Studios, um dos maiores estúdios cinematográficos do Reino Unido, entre outubro de 1988 e janeiro de 1989. Já o orçamento inicial de 30 milhões de dólares passou para 48 milhões.
Lançado no Brasil em 26 de outubro de 1989, Batman acompanhava o traumatizado milionário filantropo Bruce Wayne combatendo o crime nas violentas ruas de Gotham. No entanto, em busca de proteger sua identidade e a mulher que ama, ele encara o maior desafio de sua vida após o insano Coringa iniciar uma dominação do submundo do crime.
A bilheteria do filme foi um sucesso, arrecadando mais de 400 milhões de dólares e recebendo indicações do prêmio Saturn Award e uma indicação ao Globo de Ouro, além de ganhar o Oscar na categoria Melhor Direção de Arte. O longa ainda serviu de inspiração para a série animada Batman: The Animated Series (1992–1995), dando espaço para a atuação da DC Animated Universe, e logo teve uma sequência confirmada.
Outras notas
BGS 24 contará com a participação de El Gato…
TecToy Faz Retorno Triunfal ao Mercado Gamer com Novo PC Portátil
Best of Blues and Rock Celebra Edição de Sucesso em Quatro Cidades Brasileiras