Venha escutar o que os nerds tem a dizer!

Sombra e Ossos | Série baseada nos livros do Grishaverse é renovada pela Netflix

A autora israelita Leigh Bardugo ficou conhecida pela criação do Grishaverse, um conjunto de sagas de livros sobre um mundo que possui a estética “Tsarpunk”. Segundo a autora, um gênero próprio, que mistura Tsarist (Czarista, em inglês) e Steampunk (tecnologia real, cinemática ou teórica da Era Vitoriana, com foco em motores a vapor e aparelhos mecânicos).

O universo único criado por Leigh foi adaptado pela Netflix em uma série live action que contou com oito episódios em sua primeira temporada. Após bater recordes de audiência, com mais de 55 milhões de usuários assistindo ao seriado em menos de um mês, não foi surpresa quando a plataforma anunciou a renovação para um segundo ano através de um vídeo com os atores. Assista:

https://youtu.be/n4QOUhMTfnY

A obra acompanha Alina Starkov (Jessie Mei Li), uma órfã e soldado que, de uma hora para outra, descobre possuir fantásticos poderes que podem ser a chave para a libertação de seu país. Em um mundo completamente devastado pela guerra e recheado de seres sobrenaturais, a descoberta dos poderes de Alina a tornam alvo de forças sombrias.

A publicação da chamada “Trilogia Grisha” foi iniciada em 2012 justamente com o livro Sombra e Ossos, e posteriormente completada por Sol e Tormenta (2014) e Ruína e Ascensão (2015). Um ano depois, o universo criado por Bardugo foi revisitado na duologia “Six of Crows“, composta pelos livros Six of Crows: Sangue e Mentiras (2016) e Crooked Kingdom: Vingança e Redenção (2017).

No Brasil, todos esses livros foram publicados pela editora Gutenberg, com exceção da ainda inédita duologia “King of Scars”, composta por King of Scars (2019) e Rule of Wolves (2021).

O segundo ano de Sombra e Ossos já está escrito, conforme revelado pelo showrunner Eric Heisserer(A Chegada, Birdbox), e adaptará os eventos do segundo livro da Trilogia Grisha, além de continuar a apresentar os personagens de Six of Crows.

Nenhuma data de estreia foi divulgada pela Netflix, mas a primeira temporada já está disponível no catálogo do streaming.