Venha escutar o que os nerds tem a dizer!

Zack Snyder comenta decisão de não dividir Liga da Justiça em episódios

Na quinta-feira (18) foi lançado oficialmente o filme intitulado Liga da Justiça de Zack Snyder. O longa possui aproximadamente quatro horas de duração, divididos entre seis partes e um epílogo. Essa separação gerou aos fãs dúvidas sobre o motivo pelo qual Snyder optou por não dividir as partes em episódios e transformar a obra em uma minissérie.

No entanto, em entrevista ao site Deadline, o diretor contou seus motivos:

Nós conversamos sobre separar o filme em quatro partes, resultando em um seriado de TV, mas isso anularia todos os contratos. Então eu pensei ‘Parece que isso vai trazer mais problemas do que soluções, e pode culminar em um desastre, então não vamos transformar o longa em um precedente legal. Prefiro permanecer com a minha obra de quatro horas de duração mesmo’.

Ao ser questionado sobre a decisão de, mesmo assim, dividir o longa em seis capítulos, Snyder afirmou que a ideia era torná-lo mais fácil de ser digerida:

Foi a forma em que fui separando a obra na minha mente do jeito mais fácil dela ser compreendida. São várias coisas acontecendo na trama, e eu senti que apresentá-la em capítulos conforme a história progride era a melhor forma de absorver tudo.
[…] É um jeito fantástico de assistir, e é tranquilo de pausar para ir ao banheiro, pegar mais pipoca ou o que quer que você tenha que fazer, pois sabe em que capítulo voltar.

Histórico

 

Em 2013, foi iniciado o Universo Estendido DC, conhecido como DCEU. O longa de estreia, O Homem de Aço, trazia Zack Snyder (300, Watchmen) na direção e Henry Cavill (Fuga Implacável) no papel de Clark Kent. A trama contava mais uma vez a origem do Superman nos cinemas, mostrando desde a infância de Clark até o momento em que o mesmo decide se tornar um herói para proteger a humanidade de uma terrível força vinda de seu planeta natal.

Em 2016, Batman vs Superman – A Origem da Justiça chegou aos cinemas apresentando o Batman de Ben Affleck (Garota Exemplar, Argo) e a Mulher-Maravilha de Gal Gadot (Velozes & Furiosos 4) e contando com o retorno de Snyder na direção.

Após Esquadrão Suicida (2016) de David Ayer (Corações de Ferro) e Mulher-Maravilha (2017) de Patty Jenkins (Monster: Desejo Assassino), Liga da Justiça chegou nas telonas em dezembro de 2017. Porém, sua produção contou com diversos imprevistos: após a trágica morte de sua filha Autumn Snyder, Zack precisou se ausentar das filmagens do longa, e a Warner Bros. chamou Joss Whedon (Os Vingadores, Vingadores: Era de Ultron) para concluir a edição e fazer algumas refilmagens.

A versão de Whedon foi duramente criticada pelos fãs, que desde então queriam ver a história como imaginada originalmente. Foi criada a petição #ReleaseTheSnydercut, que pedia que a Warner chamasse Zack para finalizar o longa à sua maneira. A mesma contou com milhares de assinaturas, incluindo a de diversos atores e membros do longa original.

Foi então que, no ano passado, a Warner confirmou a Liga da Justiça de Zack Snyder para o streaming HBO Max (ainda não disponível no Brasil). Com quatro horas e dois minutos de duração, o longa pode ser alugado por aqui em plataformas como Apple TV, Google Play e YouTube.